sábado, 6 de março de 2010

Avaliação do Elenco 2010 - 1º Semestre

Avaliação do Elenco Vascaíno, levando em conta que após a Copa do Mundo tenhamos algumas baixas no elenco e reforços cheguem.

Goleiros:
  • Fernando Prass – Sem sombra de dúvidas, Fernando Prass é o titular com ressalvas, depois de anos após a turbulenta saída de Fábio temos um goleiro titular.
  • Tiago – Um goleiro de qualidade, jovem e habilidoso com os pés. Estamos bem servidos também de reserva.
Conclusão para a posição: O Vasco está bem servido de goleiros

Zaga:
  • Gian – Jovem zagueiro, teve boas atuações no Ipatinga, mas vem tendo atuações discretas desde o ano passado.
  • Thiago Martinelli – um zagueiro de baixa estatura mas de habilidade, vem tendo mais oportunidades como lateral, embora ache que ele possa formar uma boa dupla de zaga com Gustavo, ou até com o Fernando.
  • Gustavo – De todos para a posição ele é o zagueiro que chegou ao Vasco para ser titular, mas até agora pouco mostrou.
  • Fernando – Chegou ao Vasco marcado por constantes lambanças que fazia nos tempos de Flamengo, mas desde que chegou ao Vasco tem se mostrado bastante centrado e calmo. Vem merecendo a vaga de titular
  • Titi – Um jovem zagueiro, de muita força física, valeria a pena investir nele, para que futuramente Titi seja xerifão da zaga vascaína. Mostrou ano passado que pode ser titular no Vasco.
  • Dedé – dentre os zagueiros citados acima Dedé é o zagueiro mais fraco na minha opinião, é um tiro no escuro
Conclusão para a Posição: O Vasco está bem servido na Zaga

Laterais-Direitos:
  • Fágner – após uma boa temporada ano passado, ainda não repetiu as mesmas atuações e não tem dado muita sorte, sofrendo lesões que o deixam afastado do time por um tempo considerável
  • Élder Granja – teve atuações apagadas no Palmeiras e no Sport, veio para o Vasco esperando que tivesse as mesmas atuações dos tempos de Internacional, o que até agora não aconteceu.

Conclusão para a Posição: Em tese não necessitaria de reforços, mas como Fágner é uma incógnita, acharia válido trazer um lateral mais constante para ocupar a vaga de titular.

Laterais-Esquerdos:
  • Márcio Careca – Um jogador mediano, faz o básico, mas não apóia o ataque com freqüência. Seria um bom reserva, mas pra ser titular Careca não tem futebol.
  • Ernani – Lateral jovem, mostrou ser muito veloz quando jogava pelo Americano, mas veio pro Vasco e o peso da camisa o intimidou, sofreu um acidente no começo do ano e está afastado.
Conclusão pra Posição: A posição carece de contratação, mas de algum jogador que venha para ocupar a vaga de titular, mas como o Vasco não tem condições financeiras para isso talvez a solução esteja nas categorias de base, embora ache que colocar um garoto nesse time seja pressão demais, o que pode acabar queimando o jogador.

Volantes:
  • Rafael Carioca – De todos os volantes, Rafael Carioca é o que tem mais qualidade, mas falta uma boa sequência de jogos para que ele chegue ao seu melhor futebol.
  • Léo Gago – Após uma boa temporada no Avaí chegou ao Vasco e vem sendo titular absoluto, afinal vem fazendo por merecer dentro de campo a titularidade.
  • Nilton – Jogador de muita força física, conquistou a confiança da torcida ano passado, mas vem tendo atuações discretas esse ano, vale ressaltar a atitude que teve na final da Taça Guanabara contra o Botafogo que foi de extrema infantilidade, mostrou desequilibrio quando não deveria, mas tem futebol pra dar a volta por cima.
  • Souza – Após uma boa temporada ano passado, não vem conseguindo repetir as mesmas atuações, mas tem habilidade e pra sequência da temporada voltará a ter boas atuações.
  • Jumar – Esse certamente todos se perguntam pra que veio, após uma temporada apagada no Palmeiras e tudo indica também fará uma temporada 2010 apagada, jogador de poucos recursos técnicos mas de força física. Mandou o Amaral embora, que bem ou mal já estava adaptado ao Vasco e trouxe Jumar, seis por meia dúzia.
  • Paulinho - Veio da base do Grêmio ano passado e até agora não mostrou qualidade, apesar de ser volante de marcação, ainda falta experiência.
Conclusão pra Posição: Com exceção de Jumar, o Vasco está bem servido de volantes.

Meias:
  • Carlos Alberto – Grande destaque do Vasco na temporada passada ainda não conseguiu repetir as atuações que trouxeram o Vasco de volta a série A e tem sofrido com pequenas lesões, capazes de tirá-lo por alguns jogos. Vale lembrar que o Vasco corre o risco de na segunda metade da temporada ficar sem CA caso não consiga renovar seu empréstimo.
  • Caíque – Mostrou habilidade no Guarani que subiu pra série A ano passado, mas desde que chegou ao Vasco teve poucas oportunidades, falta ritmo de jogo.
  • Magno – Jogador de extrema habilidade, inclusive era chamado de Ronaldinho Gaúcho na base do Brasil de Pelotas-RS, mas é incapaz de jogar coletivamente sempre buscando um drible em jogadas que na maioria das vezes não dão em nada e que a atitude mais certa seria passar.
  • Matias Palermo – Um tiro no escuro da diretoria Vascaína, veio do time B do Independiente da Argentina e até agora não teve oportunidades
  • P.Coutinho – Vem em constante evolução, apresentando bom futebol é titular absoluto no Vasco, mas como já está vendido à Inter de Milão não sabemos até quando ficará no Vasco, ao que tudo indica após a copa vai embora.
  • Fumagalli - Meia experiente, é um bom cobrador de faltas, não teve muitas oportunidades desde que chegou ano passado, mas é uma boa opção.
Conclusão pra Posição: O Vasco nesse primeiro semestre está bem servido de meias, falta apenas Magno jogar de forma coletiva e Caíque ter uma sequência de jogos para sabermos se pode brigar por vaga no time titular ou ser banco, ainda mais após a ida de Coutinho para a Itália acharia necessário trazer um jogador de qualidade para suprir o espaço que deixará, embora seja difícil pois são poucas as opções no mercado.

Ataque:
  • Dodô – Atacante mais experiente do elenco vascaíno, após ficar 2 anos parado teve um voto de confiança da diretoria do Vasco e mostrou que não desaprendeu a jogar futebol, está numa má fase, mas vai superar, tem qualidade pra isso.
  • Élton – Artilheiro do Vasco na temporada passada voltou ao Vasco após uma tentativa de transferência pra algum clube europeu, sem sucesso. Desde que voltou tem mostrado muita vontade e entrega dentro de campo, além de ser goleador.
  • Rafael Coelho – Artilheiro da série B ano passado ao lado de Élton quando jogava pelo Figueirense. É um jovem jogador, de muita força física e habilidade, quando começava a mostrar seu futebol com a camisa vascaína foi suspenso ficando fora de 4 jogos, o que brecou sua evolução, mas certamente terá outras oportunidades e vai aproveitá-las.
  • Rodrigo Pimpão – Após cair nas graças da torcida ano passado, se contundiu no fim do ano e voltou no Campeonato Carioca, ainda não conseguiu repetir as atuações do ano passado o que o levou até a ter certa implicância por parte dos torcedores.
  • Geovanne Maranhão – Mais um tiro no escuro, veio do Artsul após uma boa Série B do Campeonato Carioca e pouco mostrou.
  • Robinho - Após um bom estadual ano passado pelo Volta Redonda teve um bom começo pelo Vasco, mas se deslumbrou. Nesse ano vem jogando bem, não é um goleador, é um jogador de movimentação, válido para dar mais opções ao técnico Vágner Mancini.
Conclusão pra Posição: O Vasco está bem servido de atacantes.

--//--
Conclusão Geral: O Vasco tem bons jogadores em quase todos os setores, tanto pro time titular, quanto pro banco de reservas. Os grandes problemas são as laterais, que não contam com bons jogadores e Vágner Mancini, que deveria utilizar mais o bom elenco que tem. E você torcedor, o que acha?

Saudações Vascaínas!

0 Passaram por aqui e opinaram! :

Postar um comentário